10 anos do Lesbicarias


No dia 31/10/2012 uma noite, eu resolvi colocar pra fora um desejo que estava comigo fazia alguns meses. Criar um blog para tentar espalhar um pouco os filmes que fui achando pela internet e disseminar para as pessoas com menos acesso, o Mundo cinematográfico LGBTQIA+. E também, o meu desejo de poder falar sobre cinema com outras pessoas pois, na época, havia me distanciado de uma amiga que era tão amante de cinema quanto eu e por isso estava meio “órfã” de papos cinematográficos.

E foi criado o Eu me transformo em outras (http://eumetransformoemoutras.wordpress.com/) a “matriz” do Lesbicarias.rs


O nome vem da música e álbum da Zélia Duncan com o mesmo nome, mas porque sempre acreditei que as pessoas sempre se transforma em outras em determinados momentos!rs E eu me transmuto em Mariana em determinados momentos e em muitas outras também!rs

Criei o “Eume” e comecei por lá a postar os filmes que tinha e tals. Tinha um blog que eu frequentava muito e um dia batendo papo com uma das criadoras ela disse que a wordpress vivia derrubando esse tipo de conteúdo e que era melhor eu transferir meu blog pra blogger que era menos rígida. Então seguindo o conselho de quem era muito mais experiente que eu no assunto, em 12 de novembro migrei pro blogger, mas o domínio “Eu me transformo em outras” já estava ocupado então tinha que trocar o nome do blog, e aí entrou meu amor por outro blog.

Tem um blog espanhol que eu sempre fui apaixonada e seguia (via tradutor pq não falo espanhol!rs) e sempre fui seguidora e que eu sempre gostei do nome Lesbicanarias (https://lesbicanarias.es/) então queria algo dentro disso porque pra mim é sonoro.

E depois de algumas outras versões, escolhi Lesbicarias (depois descobri por amigas que não são de São Paulo que chamam o blog de LesbicÁrias mas, não tem esse acento não,rs).

No dia 12 de novembro comecei a postar no blogger (http://lesbicarias.blogspot.com.br/) e assim foi até um dia uns 3 anos depois, fui entrar e o blog não existia mais. Havia sido derrubado pelo blogger, provavelmente por denúncia.

Fiquei mal, chorei, esbravejei, desisti.

Estava decidida a não perder horas da minha vida pessoal caçando filmes, arrumando legendas, postando e tudo o que envolve o trabalho do blog, mas uma amiga minha vendo minha tristeza me fez ver que não ter o blog me fazia mais mal do que bem então me rendi e nasceu o Lesbicarias1.blogspot.com.br.

Hoje quase 3 milhões de acessos depois, faço um balanço desses 10 anos de luta contra servidores que do nada derrubavam 100, 200 filmes e eu tinha que subir tudo novamente. Luta quando o meu pczinho já não aguentava mais os HDs que eu havia comprado e não tinha mais entrada disponível dentro dele pra novos e precisava comprar hd externo. Mas a luta maior foi quando o pc morreu de vez e vocês me ajudaram a comprar um novo.

Agora, quando tudo parecia que ia ser melhor que conseguiria organizar os arquivos todos e  voltar a todo vapor, o blog foi encontrado pela maior produtora de conteúdo LGBT do mundo (mas que pouco produz com legendas pra que possamos comprar e ter acesso!) e sob ameaça tive que tirar tudo do ar.

Ali, em março desse ano, eu decidi que não ia lutar mais. Eram quase 10 anos de luta pra que as pessoas pudessem ter acesso facilitado a conteúdos que a grande maioria das vezes está distante de nós seja porque não tem mesmo em nenhum streaming ou os mais antigos que não tem nada legendado em português.

Mas me lembrei da primeira vez que uma pessoa que eu queria atingir com o blog, entrou em contato comigo.

Ela se chamava Maria Quitéria e era de uma cidade do sertão nordestino. Ela mesma com 22 anos, era a única lésbica que ela conhecia. Totalmente no armário, claro, pois morava um uma cidade machista, opressora e violenta, então assim se mantinha.

Mas ela começou a trabalhar e no trabalho tinha um computador e um dia sozinha por lá, quis saber mais sobre o mundo lésbico e com ele achou meu blog e começou secretamente baixar os filmes e colocar no celular dela pra poder assistir escondida a noite quando chegava em casa. E estava me mandando um e-mail pra agradecer por eu manter o blog pois ela nunca imaginou que pudesse ter tanta gente no Mundo parecida com ela, que gostava de meninas e que podia viver esse amor. Maria não tinha internet na casa dela, ela mal tinha um celular smart pra poder assistir aos filmes.

Pelas Maria Quitérias do Brasil, eu sempre mantive o download como opção porque nem sempre as pessoas podem assistir on line as coisas. Então cada vez que eu tinha o trabalho duplo de subir o download e depois subir on line eu sempre pensava nela, porque ela representa pra mim todas as Marias Quitérias que não moram numa grande cidade como eu, que tem acesso à tecnologia, cinema, mostras de cinema onde posso consumir um amplo conteúdo LGBT. Todas as Marias Quitérias que precisam viver escondidas talvez uma vida inteira. Todas as Marias Quitérias que se escondem embaixo do cobertor pra assistir baixinho um filme lésbico e apagar do celular depois pra não correr risco.

Hoje o Lesbicarias completa 10 anos e é pela Maria Quitéria que ele ainda vive. Infelizmente não da forma como eu gostaria que ele estivesse, mas ainda em pé, lutando para que cada Maria Quitéria desse país tenha a noção da força e de que somos muites!

Agradeço a cada pessoa que já passou por aqui. Cada pessoa que doou quando precisei. Cada amizade que fiz e trouxe pra minha vida pessoal. Cada comentário. Cada troca de ideias. Cada reclamação. Cada pessoa que se encontrou na seção encontros (não esqueci da história de vocês, viu meninas de São José! Ainda vou contar aqui!rs). Cada desejo de que o blog funcionasse novamente.

Só posso querer que o blog viva eternamente e que eu consiga ainda assim ajudar as pessoas a terem um momento lúdico, muitas vezes em meio ao caos.

Os links acabaram, mas não quero que todo o trabalho de 10 anos seja jogado fora então a partir de hoje, o blog muda de formato.

O Lesbicarias passa a ser um blog informativo sobre filmes. Sem links, ninguém pode me derrubar então é assim que será a partir de agora.

Temos nosso canal no Telegram e o chat por lá quem quiser entrar, tenho certeza que não irá se arrepender, mas por aqui, só posts sobre cinema LGBTQIA+, listas de filmes mais umas coisinhas.

E é isso.

Ainda estou mexendo no layout novo então desculpe o transtorno, mas acho que em breve vai ficar bacana e tudo no lugar!

E se você como as meninas de São José, tem uma história que envolva o Lesbicarias pra contar, me mande que terei o prazer em disseminar! =)

Mais uma vez obrigada,

Mariana de Almeida Carvalho Wallace

Comentários

  1. Gratidão por todos esses anos Mari... Muita luz e muito amor.

    ResponderExcluir
  2. Que sejam os primeiros 10 anos! E que muitos outros venham. Obrigada por sua resiliência e inspiração. Já disse que é uma honra fazer parte desse Multiverso. Abraços amiga.

    ResponderExcluir
  3. Cara 10 anos. Eu cresci assistindo os filmes em seu blog. Tenho 25 anos hoje e é doido e lindo pensar o rolou nesses anos. Porque 2012 não tinha tantos canais de pessoas lgbts. Os filmes eu não conseguia ter acesso, era difícil achar. Gratidão por fazer parte mesmo que indiretamente

    ResponderExcluir
  4. Esse blog foi tudo para mim na minha adolescência, obrigada por todos esses anos Mari.

    ResponderExcluir
  5. acebei de descobrir sobre o blog, que tristeza! muito obrigada por todos esses anos, minha adolescência e começo da vida adulta me descobrindo passei aqui.

    ResponderExcluir

Postar um comentário